
Artigos de Radiologia
Click na imagem abaixo e observe alguns artigos da radiologia.









Radiografia Panorâmica
Em áreas como Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Ortodontia, Implantodontia e Periodontia a radiologia é imprescindível.
Na Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, é utilizada para diagnosticar lesões, fraturas ósseas, dentes supranumerários (em maior número que o normal), impactados (inrrompidos ou que “não nasceram”) e outros, permitindo o planejamento para a melhor intervenção cirúrgica e acompanhamento.
Na Implantodontia, entre os muitos benefícios, permite a recolocação de elementos dentais, evitando o uso de próteses fixas ou móveis, além de avaliar a condição óssea para implantes, se há necessidade de enxerto ósseo e a osseointegração (fixação) entre implante e osso.
Na Ortodontia, especialmente na Documentação Ortodôntica, que compreende radiografias e exames diversos, a radiologia é largamente utilizada. São úteis ainda na confecção de moldes de gesso, fotos e slides entre outros procedimentos (dependendo do caso tratado), fundamentais para o planejamento e tratamento ortodôntico.
Na Periodontia é utilizada, principalmente, para visualizar perdas ósseas, e assim planejar corretamente o tratamento.
![]() Radiografia em Saúde OcuacionalTodo exame radiográfico coletado em um clínica de Saúde Ocupacional tem por objetivo registrar o estado de saúde do colaborador para Admissão, Demissão, Periódico ou homologação de atestados. Apesar de ser simples, o exame radiológico do tórax ajuda o médico a detectar várias doenças. É muito útil no diagnóstico de pacientes com problemas respiratórios e com patologias no conteúdo e nas estruturas próximas ao local radiografado durante o exame. | ![]() Tórax PAUma radiografia de tórax deve ser feita em posição ortostática por três motivos. O primeiro é permitir que o diafragma se mova para baixo, o segundo mostrar a presença de níveis hidroaéreos no tórax e o terceiro é para prevenir edema (ingurgitamento) e excesso de sangue (hiperemia) dos vasos pulmonares. Em Saúde Ocupacional também devemos ter esta preferencia, o exame aqui continua com a mesma técnica radiográfica utilizada de acordo com o biotipo de cada paciente. |
---|
Radiografias em Saúde Ocupacional
A legislação relacionada a radiografia de tórax Desde 1994, foi determinado pela legislação trabalhista brasileira (NR7 de 12/94) que os trabalhadores de qualquer empresa, com qualquer número de funcionários, que tenham exposição a poeiras, façam Raios X de Tórax na admissão, na mudança de função e em diversos intervalos determinados. A excelência de uma radiografia de tórax é a descoberta precoce de alteração no exame que pode levar à mudança de cargo ou até mesmo afastamento e previne uma maior exposição ao agente.
A recomendação é de sempre haver um relacionamento direto entre a EXAMES COMPLEMENTARES (radiografias de tórax) , o PPRA - Programa de Avaliação de Riscos Ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para que hajam ciclos de informações positivas e atuais a respeito das condições de trabalho. Esses dois programas podem analisar e solicitar exames diversos complementares como radiografias de coluna, ombro, membros inferiores e superiores de acordo com a função do colaborador e seu risco de saúde.
As Radiografias padrão OIT é o exame que segue as determinações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), visto que o RX é bastante solicitado no contexto laboral. No ano de 1930, a OIT estabeleceu esse padrão que inclui a revisão e a edição de classificação radiológica das pneumoconioses, ou seja, das doenças pulmonares provocadas pela inalação de poeira, bem típicas de determinados ambientes de trabalho.









Radiologia Forense
O conhecimento do sistema esquelético é essencial para a identificação forense através de restos cadavéricos. Os ossos são estruturas vivas e dinâmicas responsáveis pela produção de células sanguíneas e armazenamento de vários minerais especialmente cálcio e fósforo (hematopoise e homeostasia mineral).
A expansão da área combinada com a rápida melhoria da tecnologia, tem também proporcionado um aperfeiçoamento dos métodos já existentes. Em todas as modalidades da Radiologia a escolha vai depender do grau de precisão que a identificação necessita assim o tipo de equipamento necessário será utilizado.
Dentro da Radiologia temos:
Radiologia Odontológica (Técnicas Periapicais, Panorâmica, Seios Paranasais, Seios Frontais e Seios Maxilares)
Tomografia Computadorizada Cone Beam (Imagem 3D Cabeça e Pescoço, Reconstrução em 3D da Face)
Tomografia Computadorizada (Imagens em 3D)
Radiografia Médica – Raios X (Tórax, Face, Coluna, Membros Inferiores, Membros Superiores e Pelve)
Ressonância Magnética
O serviço da Radiologia Forense cada dia mais é utilizado em áreas criminais, utilizados com métodos complementares para fortalecer uma conclusão de laudo periciado. O serviço pode ser solicitado tanto no jurídico civil ou jurídico criminal, no atendimento particular ou federal.