

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.
ASSINAR - Abaixo Assinado
Momento da Radiologia Odontológica
Richard Dias 15 de setembro de 2017
O Brasil é um País que precisa desenvolver tanto na Saúde quanto na Educação, já fomos exemplos inúmeras vezes para outros países dentro da saúde então hoje deveríamos seguir este caminho em busca.
Bom a PL nº 3.661/12 levantou um assunto que já vivemos em conflitos, quando se trata da Radiologia Odontológica. Assisti todo os argumentos apresentados das Classes mas fiquei triste com a posição que o Concelho Federal de Odontologia e a Associação Brasileira de Radiologia Odontológica tomou. São cargos de alto níveis com faculdades, Pós Graduação e que em todo momento tiveram um juramento a fazer para exercer sua profissão, juramento este que está em posição a saúde de uma população sendo ela em geral. O serviço de Técnico e Tecnólogo em Radiologia é um serviço com bases em estudos do principio ao fim de uma imagem e de seus benefícios a população ou paciente. Sabemos que o serviço em saúde deve andar em conjunto para assim atender melhor a saúde brasileira.
Quando temos representantes defendendo uma causa onde a alteração de uma lei se enquadra em beneficiar apenas uma classe não vejo o interesse maior a não ser financeiro onde o serviço realizado por um Técnico em Saúde Bucal ou Auxiliar de Saúde Bucal sai de sua dimensão de estudos que seria o auxilio ao Dentista em seus consultórios e passa a ser também a Clínicas de Radiologia Odontológica e proibindo o serviço de um TR ou TNR.
As Cínicas de Radiologia Odontológica por sua vez o serviço de atendimento ao paciente é de exclusividade a exames de radiações ionizantes com aparelhos de Periapical com radiação de media de 60 a 70 kv e 07 a 10 mA com tempo de exposição até 5 segundos, sem falar dos Tomógrafos que são chamados de Ortopantomografo que realizam exames de grandes complexabilidades como uma Panorâmica com 18 segundos de radiação localizada na face de um paciente onde temos órgão sensível a radiação os olhos cristalinos e a Tiroide recebendo uma radiação secundaria durante o exame, Perfil de Face (Telerradiografia ou Cefalometria) onde temos mais uma vez um exame de alta qualidade a ser realizado com o mesmo aparelho e com protocolos diferentes estes que devem ser respeitados com diferença para uma criança, adolescente, adulto, biotipo de padrão magro, médio e obeso padrão estes de protocolos que são de avaliação em cálculos feitos na física das radiações com formulas para obter uma imagem com um bom resultado de tonalidades e ainda assim beneficiar o paciente com a menor dose de radiação, quanto aos exames de estudos da idade óssea temos o de Punho, Mão que segue todos os padrões já falado de protocolos e ainda segue a risca a proteção radiologica com seu material de EPI que deve ser utilizado para cada exame, agora falando de uma Tomografia Cone Beam que tem um tempo de exposição de máximo de 20 segundos podemos dizer que o seu tempo de exposição é pequeno sim mais ainda assim tem radiação e com inúmeros exames complexos de grandes proporção como exames em 2D e 3D ao mesmo tempo e exames de cortes para processos cirúrgicos que estará por sua vez definindo uma saúde estética, traumática ou clínica, todos esses exames que falei a cima são realizados em um modo CR ou DR sendo escaneamento de Placas de Fósforos ou radiografia direta na tela do computador métodos estes que permitem a manipulação do exame antes de ser impresso ou seja uma doença pode ser mascarada ou pode ser acrescentada se não for feita com amplo conhecimento, ao meu ver este tipo de serviço fica de fato caracterizado para um Técnico em Radiologia e Tecnólogo em Radiologia.
Hoje no Brasil existe varias redes de Clínicas de Radiologia Odontológica que demitem Técnicos em Radiologia para contratar ASB ou TSB isso porque não concordam com o tempo de exposição a radiação ou seja as 24 horas semanais do TR e TNR e seus vencimentos de salários. Fico sempre a me perguntar o Profissional da Radiologia além de ficar no risco da radiação ainda estuda tanto quanto outro profissional da saúde, o mesmo deve sempre estar se atualizando participando de congressos e se interagindo com estudos de pesquisas para assim melhorar o seu serviço e a garantir a saúde de um povo em atendimento, somos os olhos de um médico ou dentista quando realizamos um exame precismos tanto quanto eles de tempo para estudos e condições estas financeiras para crescer e continuar contribuindo com a saúde do Brasil.
Será que trabalhando 44 horas semanais e com piso menor do que imposto em lei conseguiremos efetuar tudo citado e ainda cuidar de nossa saúde?
Será que um Dentista trocaria sua carga horaria de 20 horas semanais para 44 horas semanais?
Será que o TSB e ASB sabem realmente quanto ao risco de saúde e de exposição que estão passando trabalhando dentro de uma Clícnica de Radiologia Odontológica?
Todos da saúde precisam sempre estar se atualizando e tendo tempo para estudar seus casos de trabalho assim a melhor saúde cresce no Brasil.
Tenho todo respeito pelos TSB e ASB mais não acho justo um técnico em radiologia dentro de um consultório de odontologia tirando uma vaga de um Técnico em Saúde Bucal assim como não acho correto o TSB e ASB querer realizar radiografias em uma Clínica de Radiologia Odontológica e tirar uma vaga de nosso direito. Acredito que cada um esta em seu devido lugar e assim respeitar e se unir vai melhorar nossa saúde no Brasil.
Atenciosamente ,
Richard Siqueira Dias
Técnico em Radiologia